COMPLIANCE NO MARKETING MULTINÍVEL

AVISO LEGAL DE COMPLIANCE SOBRE MARKETING MULTINÍVEL

Preparamos essa sessão para que nossos visitantes possam entender um pouco mais sobre o Indústria do Marketing Multinível e tomar suas próprias decisões com base em informações de políticas de compliance e termos de uso do site WebProspector.com.br

O que é marketing multinível?

Marketing multinível, por definição, é um ramo das vendas diretas com uma base diversificada e variada de produtos e serviços, empregando muitas muitas pessoas e possui métodos próprios e diferentes da estrutura de vendas de uma empresa convencional. Embora exista diferenças na forma como os profissionais de marketing de rede vendem seus produtos, os princípios básicos de proteção ao consumidor são aplicáveis ​​a todos os membros do setor sem exceção, por isso antes de escolher trabalhar com uma empresa, verifique se a mesma atende as normal da associação brasileira de vendas diretas (ABEDV). Para ajudar você nessa escolha, preparamos alguns tópicos que podem ser uteis. Acompanhe:

Qual a diferença entre vendas diretas e marketing multinível?

Venda direta atua em uma variedade de formatos comerciais tendo como principal característica a venda de pessoa para pessoa em locais diferentes do varejo tradicional, hoje em dia se utiliza também das plataformas de mídia social ou de visitas de porta em porta. Esse formato pessoas a pessoa também é conhecido como marketing mononível, já o marketing multinível, como o nome sugere, possui mais de um nível de contato, ou seja, se diferencia do formato mononível, pois os produtos ou serviços são distribuidões através de uma rede de vendedores, em multipolos níveis de contato.  Outra característica do marketing multinível é que as pessoas que escolhem trabalhar com uma empresa não são contratados e não recebem salários  da empresa, os participantes da equipe de vendas da empresa geralmente são tratados como distribuidores independentes, e os ganhos financeiros são conquistados de acordo com o esforço de cada participante. A empresa não recruta diretamente sua força de vendas no modelo multinível, deixando essa tarefa para os próprios  distribuidores independentes que aderiram ao plano de marketing da companhia escolhida, de acordo com os esforços e as habilidades individuais de cada participante, com o tempo vai se criando múltiplos níveis de “distribuidores” ou “participantes” organizados em uma estrutura de rede chamada “Downline”. Um “downline” é um participante da rede que foi apresentado por um membro ja ativo da empresa e que por sua vez tambem pode chamar outras pessoas para se juntar a rede e assim por diante.

O marketing multinível é legal no Brasil?

O marketing multinivel (MLM) já é regulamentado por órgãos governamentais em países como os Estados Unidos, porem no Brasil o que se tem visto nas últimas décadas são tentativas de regulamentação que quase sempre são deixadas de lado no congresso brasileiro. A ultima tentativa de regulamentação teve inicio em 2018  com o Deputado Rodrigo Delmasso, onde um selo seria criado para diferenciar uma empresa legitima de um golpe contra os participantes, também conhecido como golpe da piramide financeira ou ou esquema Ponzi, ou seja, tipos de estruturas ilegais que não envolvem o direito de vender um produto ou serviço, e sim apenas vender posição dentro de uma estrutura onde somente que esta no topo da mesma teria benefícios financeiros, basicamente os participantes de piramides são incentivados a comprar produtos e recrutar participantes adicionais para também comprar os produtos da empresa (caso tenha os produtos), para avançar no programa de marketing e não em resposta à demanda orgânica de mercado. Tal estrutura de compensação ilegal existe, é improvável que um participante possa ganhar dinheiro ou recuperar seus custos através da venda do produto ao público.