O que é marketing de rede?

O que é marketing de rede?

Contrariamente ao que algumas pessoas pensam, o marketing multinível não é um esquema de pirâmide. Em um esquema de pirâmide, você ganha dinheiro, trazendo pessoas para um nível abaixo de você e não existe nenhum produto para vender. Se uma empresa tem um produto disponível para venda ao público em geral, o negócio é considerado legítimo, de acordo com a Comissão Federal do comércio. Marketing multinível,também conhecido como marketing de rede,costumam oferecer várias maneiras de ganhar dinheiro.

Primeiro, você pode lucrar com o marketing dos produtos da empresa para os outros. Você também pode usar os produtos e tornar-se seu próprio cliente. Finalmente, você pode recrutar outras pessoas. A maioria das empresas de marketing multinível te dá uma percentagem por todas as vendas que os que estão em um nível abaixo de você faz. Em cada um do níveis que vem abaixo de você, você ganha uma porcentagem mais elevada do lucro da venda. Novamente, não é um esquema de pirâmide, porque seus ganhos são baseados na venda de produtos reais.

O argumento para o marketing multinível

De acordo com seus proponentes,se você quiser abandonar o seu trabalho e iniciar o seu próprio negócio para se tornar seu próprio patrão,o marketing multinível é uma das maneiras mais baratas e mais fáceis de fazer isso.

Você poderá ter que investir dinheiro em produtos para mostrar aos seus possíveis clientes, ou pagar uma taxa de inscrição.

No entanto, quando você considera o quanto custa para abrir outros tipos de negócios, alguns reais nesse caso não é muito.

No marketing multinível também tem um programa de orientação, pois as pessoas que recrutam você tem um interesse (financeiro) investido em ver você tendo sucesso.

Não apenas aqueles que estão acima de você poderão ajudá-lo com orientações e responder suas perguntas, mas a maioria das empresas oferecem reuniões regulares com seus colegas para discutir estratégias, programas motivacionais e recursos de treinamento adicionais.

Se você se dedicar ao trabalho, você poderá ganhar dinheiro, mas tudo depende com quem você está trabalhando e com o produto que você está vendendo. É muito improvável que você ganhe muito dinheiro de um dia para o outro.

Surpreendentemente, o dinheiro não é a única razão para as pessoas se envolverem com empresas de marketing multinível. Muitas pessoas usam seus negócios para sair da casa, conhecer novas pessoas, aprender novas habilidades e fazer algo que lhes dão uma sensação de realização.

O argumento contra o marketing multinível

Jon M. Taylor sabe muito bem como funciona o marketing multinível. Depois de uma carreira de vendas bem sucedida, primeiro vendendo enciclopédias e, em seguida, seguro, ele decidiu dar uma chance ao marketing multinível.

Ele se jogou em um programa de marketing multinível, subiu para o “nível de cerca de 1% dos distribuidores”… e ainda não deu lucro.

Taylor, um especialista da indústria que dirige o site MLM-theTruth.com, diz que o marketing multinível é projetado para que os lucros fluam para cima. Mais de 99% das pessoas que se envolvem com programas de marketing multinível não ganham lucro, de acordo com sua pesquisa.

Além disso, muitos nem sequer ganham dinheiro suficiente para cobrir suas despesas, que podem incluir a compra de produtos, pagando dívidas de adesão e viajar para eventos.

Mas existem outras razões não financeiras para evitar programas de marketing multinível, diz ele.

Um deles é o problema que eles podem vir a ter em suas relações pessoais. Quando ele percebeu que seus amigos e familiares estavam o evitando, a esposa de Taylor lhe disse que era ela ou o trabalho.

Outro é o desafio emocional. Os recrutas são muitas vezes são informados que se eles seguirem o programa, eles vão ter um lucro, diz Taylor.

Quando eles não atingem o sucesso, eles são informados que é porque eles estão fazendo algo errado, mesmo que ele alega que os produtos são geralmente acima do preço e inferior ao que está disponível em outro lugar. 

Ponto-chave

Se você é um considerando inscrever-se para um programa de marketing multinível, faça perguntas.Saiba mais sobre o produto e obtenha a política de reembolso da empresa por escrito.

A FTC fornece orientação sobre como evitar os esquemas de pirâmide e empresas fraudulentas.