Marketing Multinível, Como explicar?
O marketing multinível é uma estratégia que algumas empresas de vendas diretas usam para incentivar os distribuidores existentes a recrutar novos distribuidores que recebem uma porcentagem das vendas de seus recrutas. Os recrutas são o “downline” do distribuidor. Os distribuidores também ganham dinheiro através da venda direta de produtos aos clientes. A Amway, que vende produtos para saúde, beleza e atendimento domiciliar, é um exemplo de uma conhecida empresa de vendas diretas que usa marketing multinível.
Entendendo o Marketing Multinível a fundo
O marketing multinível é uma estratégia comercial legítima, embora seja controversa. Um problema são os esquemas de pirâmides que usam dinheiro de novos recrutas para pagar as pessoas no topo, em vez daqueles que realizam o trabalho. Esses esquemas envolvem tirar proveito das pessoas, fingindo estar engajado em marketing legítimo em vários níveis. Você pode identificar esquemas de pirâmide por seu foco maior no recrutamento do que nas vendas de produtos.
Legitimidade do Marketing Multinível no mundo
Uma questão na determinação da legitimidade de uma empresa de marketing multinível é se ela vende seus produtos principalmente para consumidores ou para seus membros, que precisam recrutar novos membros para comprar seus produtos. Se for o primeiro, a empresa é um comerciante legítimo de vários níveis; e se for o último, pode ser um esquema ilegal de pirâmide. A Federal Trade Commission (FTC) vem investigando empresas de marketing multinível há várias décadas e encontrou muitas com práticas que são difíceis de determinar como legítimas. De acordo com a Federação Mundial de Associados de Venda Direta, há pelo menos 116.737.059 milhões de representantes independentes entre seus membros em todo o mundo a partir de 2017. Relativamente poucos ganham rendas significativas de seus esforços. Para alguns observadores, isso reflete as características de um esquema de pirâmide.
[Importante: Você pode identificar esquemas de pirâmides com maior foco no recrutamento do que nas vendas de produtos.]
Exemplo de uma empresa de Marketing Multinível legitima
A Herbalife Nutrition Ltd. é uma empresa de marketing de alto nível e multinível que fabrica e distribui produtos nutricionais e de perda de peso, com mais de 500.000 distribuidores. Embora a FTC estava investigando a Herbalife, foi o investidor ativista William Ackman, que lançou um holofote nacional sobre a empresa ao reduzir R$ 1 bilhão das ações da empresa em 2012. Ackman acusou a empresa de operar um esquema de pirâmide e apoiou suas alegações com uma aposta que o preço das ações da empresa cairia sob o peso do golpe.
Em 2018, Ackman desistiu de sua aposta. Em 28 de agosto de 2018, o preço das ações da empresa foi negociado a R$ 58 por ação.
Houve vários processos judiciais contra a Herbalife, acusando-a de deturpar suas práticas de vendas. Isso incluiu um acordo alcançado com a FTC em 2016, sob o qual eles tinham que reestruturar seus negócios. A Herbalife argumenta que a maior parte de sua receita vem da venda de produtos, não do recrutamento, e oferece muitas proteções aos membros, como garantia de devolução do dinheiro, para que eles não fiquem presos a produtos que não poderiam vender.
Fatos rápidos
- O marketing multinível é uma estratégia que algumas empresas de vendas diretas usam para incentivar os distribuidores existentes a recrutar novos distribuidores.
- Existem milhões de membros em todo o mundo, mas relativamente poucos recebem rendimentos significativos de seus esforços, indicando um possível esquema de pirâmide.
- A FTC tem investigado empresas de marketing multinível há décadas e encontrou muitas com práticas legítimas questionáveis.